sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Pelo amor entre os homens.

São entristecedores os últimos acontecimentos de violência envolvendo a classe estudantil não só da região metropolitana de Belém (RMB) como outros observados Brasil a fora.
O fato ocorrido no inicio de dezembro em que pessoas degeneradas, se dizendo alunos do Instituto de Educação do Pará (IEP), depredaram o Colégio Paes de Carvalho (CEPC), um patrimônio público histórico, como o IEP, sem igual no país. Os dois estabelecimentos de ensino são instituições que há mais de um século defendem seus princípios de educar enfaticamente direcionadas na formação de cidadãos com os pés calcados no presente, mas voltados para um futuro de expectativas promissoras.
A administração do IEP não compartilha com nenhum tipo de violência, cultuamos isso sim, a cultura da paz promovendo em nossos alunos o bom gosto pela leitura através de: ciclos literários mensais e sarais poéticos; pela música através da oficina permanente de violão popular e da banda marcial do IEP (bicampeã nacional); pelas práticas esportivas em torneios internos e com outras escolas; pelo cinema em convenio com o Cine Olímpia e em mostras internas de vídeo, enfim, são inúmeras as buscas, em ações práticas, de tentar criar em nosso aluno o senso da responsabilidade, dos bons costumes e da convivência fraterna entre os homens.
Infelizmente, alguns mal intencionados conseguem se matricular em nossa escola ou, ainda, os participantes de gangues que se infiltram no meio dos nossos bons alunos e atuam externamente manchando nossa instituição. Nunca houve casos de esfaqueamento, assassinato ou brigas violentas internas no IEP, diferentemente do que se observa, infelizmente, em algumas escolas, e, se aqui não há é por conta do trabalho, do esmero e dos esforços a muito custo que direção, técnicos e professores realizam com a comunidade escolar.
Temos um Conselho Escolar atuante e participativo, um Projeto Político Pedagógico (PPP) em consonância com os ditames evolutivos do cotidiano da sociedade, e, da origem dos nossos alunos, em sua grande maioria de baixa renda, oriundos das periferias violentas da RMB.
O mais, esta administração reitera a disposição de colaboração a qualquer momento, sem medir esforços, no sentido de alcançar o melhor possível para a educação, com a participação de toda sociedade.

Atenciosamente.
Professora Evangelina Benassuly
Diretora do IEP

Instituto de Educação do Pará – IEP
TV. Gama Abreu, 256
Fone: 3182 0007
e-mail: colegioiep@hotmail.com

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ninguém Segura o Pará, a terra de Direitos

É mesmo muita desgraça reunida junto, basta dá uma volta às proximidades do municipio de Breves, no arquipelago do Marajó e constatar que nada mudou...