quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SARAU 2009


Vem ai o SARAU 2009,
com tudo de bom na produção artístico - literária dos alunos do IEP em seus 137 anos de fundação.
Fiquem atentos, inscrevam-se e demonstrem seus talentos.
Premiações de Trabalhos, Publicações Literárias, Mostras das Oficinas, Músicas, Danças e Muito Mais.


Presença de Artistas locais em apresentações únicas no MEMORIAL DOS POVOS.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Alunos do IEP em sessão de Meninos do Brasil no Cine Olympia



Foi mais um sucesso entre os alunos do IEP o filme “Meninos do Brasil” (The Boys from Brazil, EUA, 1978).

Apresentado no Cine Olympia, na manhã do dia 17 de setembro, direcionados aos alunos do 2º. e 3º. anos (Convênio) abrangendo situações que contemplam os anseios dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Biologia, História e Geografia.
Dentre os mais de 300 alunos presentes à sessão foi unanimidade que a metodologia adotada melhora consideravelmente o entendimento dos alunos a cerca de temas, muitas vezes, bastante complexos como: a clonagem humana, o ódio racial, os “órfãos” do nazismo e o colaboracionismo de governos ditatoriais do Paraguai, Argentina e Brasil.
Do ponto de vista do acesso, comportamento, respeito ao espaço público e atenção dada ao filme pode-se considerar um tremendo sucesso haja visto não observar-se nenhum tipo de desconforto surgidos no interior do histórico Cine Olympia.
Filme ambientado no Paraguai, na ditadura de Alfredo Strossner, retrata a livre articulação de ex-colaboradores de Adolf Hitler, comandados pelo carrasco de Auschwitz, Joseph Mengele (Gregory Peck) o “anjo da morte”, que arquitetavam a inauguração do IV Reich (IV Reino) a partir da existencia de 94 clones identicos ao Führer, criados por Mengele.
O filme de Suspense tem em Ezra Lieberman (Laurence Olivier), um judeu sobrevivente da Segunda Guerra e caçado de nazistas, um herói na luta contra o mal tentando impedir o sucesso das experiências de Mengele.

A) Professor Kleber Duarte

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Filme “Escritores da Liberdade”


Alunos do IEP lotam as sessões programadas no Cine Olympia

Estavam presentes 300 alunos do turno da tarde e outros 400 alunos do turno da manhã que assistiram, nos dias 15 e 16 de setembro, respectivamente, o filme “Escritores da Liberdade”(Freedom Writers, EUA, 2007), que retrata a luta de uma abnegada professora, recém contratada, para assumir uma turma do 1º. ano altamente problemática entre situações de violências diversas que vão desde a discriminação racial ante a presença de alunos negros, asiáticos, brancos e latinos num ambiente marcado pela disputa entre gangues por pontos e consumidores de drogas, a intolerância por parte da coordenação pedagógica em não acreditar nas ações da professora Erin Grwell (Hilary Swank).
As sessões foram perfeitas do ponto de vista da atenção dada pelos alunos à temática abordada em que facilmente se percebeu que muitos destes encontraram um relativo paralelo entre as suas condições de vida e o filme, este baseado num caso real, que ateve os alunos num ritmo de comportamento digno e de muito respeito em que todos saíram bastante satisfeitos e com uma lição enorme sobre as questões ali observadas.
As sessões de cinema fazem parte do projeto "Em Favor à Vida" idealizados professores do SOESE da tarde do IEP Edna Lúcia, Dedival Brandão, e, Paula Mesquita, do Laped, que preevem outras sessões programadas para o ano de 2009 em parceria com o Cine Olympia da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Minicipal de Belém (PMB).

A) Professor Kleber Duarte

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Desfile Escolar 2009



Na concentração antes do início da presentação do Instituto de Educação do Pará (IEP) é que foi dada a tônica de um dos melhores desfiles escolares de todos os tempos.
A seu modo, alunos que se esforçaram nos ensaios coreográficos, deram um show de cadência, responsabilidade e amor ao IEP debaixo de um sol escaldante que impunha um calor de uns 40 graus à sombra. Mas ninguem afastou o pé até a hora da apresentação.
Tudo transcorreu na maior tranquilidade, simplesmente um sucesso, graças aos nossos queridos alunos. Estudem bastante e continuem assim, ao final haverão recompensas.

Porfessor Kleber Duarte

Banda de Sucesso. Aliás, extremo sucesso



A frente dos metais está a aluna Carolina, do 2o.ano vespertino do Instituto de Educação do Pará (IEP), na Banda de Música do IEP que é, simplesmente, só tri-campeã nacional.
Ela faz a maior diferença na marcação com seus tambores, ou seja, arrasa, pois quando ela dá os primeiros toques os demais componentes ficam mais que atentos na determinação do ritmo.

Salve a Banda do IEP e seus componentes.

Professor Kleber Duarte.