quinta-feira, 25 de novembro de 2010

13a. JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Programação de extensão universitária promovido pela UFPa. mobilizou nossa comunidade entre os dias 23 e 25 de Novembro, com ciclos de palestras, mesas redondas, ações de prestação de serviços nas dependências do IEEP, colégio Gentil Bittencourt, Nazaré, Mercado de São Braz, Casa da Linguagem, Instituto de Artes do Pará e ilha do Maracujá.
Sob a temática Água : Saber mineral, científico e Filosófico, os acadêmicos da área de saúde da UFPa. sob coordenação de seus professores orientadores, vieram á comunidade colocar em prática os ensinamentos de sala de aula. Na ocasião foram realizados exames preventivos ao câncer do colo do útero que atendeu gratuitamente várias alunas do IEEP.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

AUDIÊNCIA COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Em audiência, ocorrida às 18h do dia 11 de Novembro, na Seduc, o professor Emanuel Freitas, diretor do IEEP, foi recebido pela titular da Seduc, professora Ana Lúcia de Lima Santos que ouviu atentamente às reivindicações do diretor quanto a finalização das reformas que estão sendo realizadas há pelo menos três anos, mas que ainda necessitam de recursos para acabamento do auditório para 120 pessoas, e, a quadra de esportes que está sendo totalmente reformada.
Nosso diretor levou as reivindicações da comunidade quanto as verbas do Projeto "Escola de Portas Abertas", no que a titular afirmou que irá estudar os desdobramentos quanto as faltas de recursos no que haverá uma respostas de alocação do mesmo o quanto antes à comunidade.
Na audiência a secretária Ana Lúcia de Lima Santos afirmou seu empenho em solucionar até o final do governo as situações emergencias da reforma, liberando inclusive, naquele instante, dez aparelhos de ar condicionados novos para substituir os defeituosos do IEEP.
A nova secretária de estado de Educação , professora Ana Lúcia de Lima Santos, licenciada plena em Matemática e em Gestão Escolar é funcionária da carreira do magistério há 25 anos.
Na ocasião, nosso estimado ex-professor Alcir Silva, auxiliava de perto a secretária sobre todos os meandros dos problemas a serem resolvidos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

AGORA VAI!


Em fase de finalização, com a pintura da fachada e das partes internas do prédio histórico, prédio anexo e ginásio, o IEEP se apresentará a sociedade paraense com uma nova cara, uma nova "roupagem".
Seguindo as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (IPHAN) ligado ao do Ministério da Cultura (MINC), e, do Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, este pertencente a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (DEPHAC/SECULT), as cores do IEEP seguem o original do século XIX, quando da construção do referido prédio.
No interior do conjunto, nos prédios anexos (de salas de aulas e o ginásio) foram adotados as cores padrão utilizadas pela Seduc nas escolas públicas, portanto, o branco e o verde.
A iluminação forçada valoriza ainda mais as linhas arquitetônicas do prédio histórico, onde foram instalados 12 refletores nas janelas superiores, alem de outras luzes indiretas localizadas no piso do entorno do mesmo.
Ala interna do prédio histórico
Dois tempos num mesmo momento
Detalhe do acabamento do teto do salão nobre
Prédio histórico ao entardecer do dia 27 de Outubro de 2010

Prédio histórico ao entardecer do dia 27 de Outubro de 2010

Fachada interior do prédio histórico
Fachada do prédio histórico

SARAU DAS ARTES 2010

Com toda força, vem ai mais um SARAU DAS ARTES do IEEP.
Sob a coordenação executiva do Professor Olindo (bibliotecário), o Sarau 2010 está previsto para acontecer em Dezembro, com data e local ainda por serem definidos, mas que contará com as manifestações das artes dos muitos talentos que existem no IEEP, que vão da dança, à poesia, às letras até a musica, bem como a apresentação de trabalhos manuais e outras atividades desenvolvidas nos diversos projetos mantidos pela escola.
Neste intento foi disponibilizada uma urna, na entrada do colégio, para sugestões diversas das temáticas que envolvem as expressões das artes a serem apresentadas pelos alunos do Instituto de Educação do Pará.
Na oportunidade do evento, vários são as apresentações de artistas de renome do cenário artístico local que se somam para abrilhantarem um case de sucesso que é o Sarau das Artes do IEEP.
Colaborem e participem.

ELEIÇÕES PARA O CONSELHO ESCOLAR

Estão abertas as inscrições para membros da comunidade escolar do IEEP para formação do novo Conselho Escolar, pessoa jurídica, que se responsabilizará pelas diversas ações do Instituto de Educação do Pará no biênio 2011 - 2012.
As inscrições estão previstas no edital que encontra-se a disposição dos interessados no interior da escola, no que deverão procurar os Professores: Cezar Magalhães e Emanuel Freitas (manhã/tarde e noite); Evangelina Benassuly; Paula Mesquita (tarde); Mário ou Roseléia (noite), para cumprirem os trâmites de inscrição que vão até dia 16 de Novembro de 2010.
Após o deferimento das inscrições pela comissão organizadora, haverá um período de divulgação dos proponentes ao conselho que deverão ser eleitos pela comunidade Iepeana ao termino do mês em curso.

CALENDÁRIO DA 3a. AVALIAÇÃO

Logo após o feriado de 15 de Novembro, dia 16 portanto, iniciam a fase de provas do 3° bimestre letivo do IEEP, já nesta 3a. feira haverão provas de Matemática e Geografia para todas as séries da manhã, e, assim por diante.
Todos alunos matriculados e que frequentam as aulas, devem estar atentos ao calendário de provas que encontra-se fixado em diversos locais no interior da escola, respeitando-se as situações específicas de cada turno e grupo de ensino correspondente.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Simuladão pré ENEM

Realizados com maior sucesso no dia 04 de Novembro o SIMULADO GERAL DO IEEP, voltados para todas as séries de todos os turnos do Instituto de Educação do Pará.
O Simulado que vendo aplicado desde 2005 no IEEP e tem caráter de instrução e formação diante das inúmeras exisgências das diversas provas de avaliação, principalmente, os vestibulares das instituições públicas, basicamente, UFPA, UFRA e UEPA.
Os alunos focados são os do Convênio, diante das provas do ENEM, que agora representam 50% dos pontos da federais, UFPA e UFRA, este que ocorrerá nos dias 06 e 07 de Novembro. O Simulado é o pré âmbulo dos trabalhos desenvolvidos na formação dos nossos alunos.
Alunos das 1a. e 2a. séries são abarcados no Simuladão para desde já irem tendo contato com este tipo de avaliação.

Eleições do Grêmio Livre

Transcorreram no mês de Outubro, dentro da maior normalidade, as eleições do Grêmio Estudantil do IEEP vencida pela Chapa 2 que tem como presidente o Sr. Alexandre que alem de trabalhar formalmente dentro da escola através da empresa prestadora de serviços de segurança, é aluno do curso técnico profissionalizante noturno.
Dentro em breve será dado posse ao então novo presidente do Grêmio Estudantil do IEEP.
Daqui até lá estaremos atualizando informações sobre o mesmo, e, às perspectivas de atuação de sua gestão.
Sucesso Alexandre e equipe a frente do Grêmio.