quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SEMANA PEDAGÓGICA 2011

IV ENCONTRO DE PROFESSORES IEPEANO

Tema: Sociedade e Educação no Século XXI.
“Três qualidades capacitam as pessoas a compreender os ensinamentos: a objetividade, ou seja, ter a mente aberta; a inteligência, que é a faculdade crítica que permite discernir os verdadeiros significados ao examinar os ensinamentos da vida; e interesse e empenho, ou seja, entusiasmo”.
Dalai Lama

Apresentação:
A Semana Pedagógica IEPENA – 2011 “Sociedade e Educação no Século XXI” será realizada a partir de novas concepções de educação que apontam um novo paradigma em seus conheceres, fazeres e saberes para uma educação que indica a complexidade e a incerteza com características éticos-ecológicos e pedagógicos.

Objetivos:
    Enfrentar as incertezas numa educação para a complexidade
    Promover a compreensão do Homem
    Ressignificar a ética do gênero humano

Público Alvo: Professores, coordenação pedagógica, diretores e auxiliares administrativos do IEEP

Programação
14/02 (9h00) – Abertura da semana pedagógica com dir. Emmanuel Freitas, Evangelina Benassuly, Rosiléa Santos. Sociedade e Educação no Século XXI
15/02 (9h00 e 19h00) – Ética na Escola Pública
16/02 (9h00 e 19h00) – Sessão de Cinema: “Mentes Perigosas”. Construção do painel interativo do aluno ideal X real
17/02 (9h00 e 19h00) - Socialização dos projetos de trabalho dos segmentos da escola.
Informações:
A programação será realizada de forma independente nos horários de 09h00 e 19h00
Comissão Organizadora
Coordenação Pedagógica IEEP
Diretor, Vice-Diretores
Coord. Dos Cursos Técnicos Profissionalizantes

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

NADA DE UMA VIDA "MAIS OU MENOS"

Discurso de agradecimento aos alunos do Convênio 2010 em solenidade de formatura proferido pela professora Simone Carneiro


                                       Queridos alunos e alunas, caros pais, responsáveis e familiares, prezados colegas professores, Sr. Diretor, Sra. Vice-diretora, professora Rosivone, organizadora deste evento, e demais pessoas presentes nesta solenidade. Boa noite!
                                       Em primeiro lugar, meus colegas e eu gostaríamos de agradecer a escolha de nossos nomes para professores homenageados.
                                       Quero frisar a imensa alegria que é para mim, que participo de mais uma colação de grau dos alunos do IEP. O Instituto de Educação do Pará durante décadas formou muitos professores e professoras. Eu sou uma delas. Hoje, nossa escola não forma mais professores, mas tenho a certeza de que daqui irão surgir médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, dentistas, tecnólogos, professores (por que não?) e profissionais de tantas outras áreas.
                                       Agora é a hora de vocês se perguntarem: “Qual a minha missão nesta vida? Por que habito neste planeta? E então escolham uma profissão de acordo com suas vocações. E quando formados, quando vocês se tornarem profissionais de sucesso (eu não tenho a mínima dúvida de que serão) nunca se perguntem: “quanto eu ganhei com este trabalho”, mas sim “que bem eu fiz com este trabalho”.
                                        Quando surgiu a ideia de falar nesta solenidade, pensei: o que falar. Fui à internet e busquei uma mensagem de Chico Xavier. Independente de religião, até porque sou católica. Entre tantas mensagens encontrei esta:

“A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...

TUDO BEM!

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é  amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.

Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.”
                           O que eu desejo a vocês é que não se tornem pessoas mais ou menos, mas sim, que vocês se tornem grandes profissionais, competentes, com muito sucesso e espalhem o bem por onde vocês passarem. Nunca se esqueçam das palavras compromisso, honestidade, ética e humildade. Que vocês consigam plantar a semente do bem como nós, pais e professores, plantamos nos corações de vocês.
                            Que Deus os abençoe, que lhes dê saúde e os guie pelo caminho do bem. Parabéns a todos pela vitória. Muito obrigada!