quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NADA DE NOVO EM VELHAS PRÁTICAS


Em mais uma tentativa de chegar a um acordo satisfatório para a nossa categoria, o SINTEPP esteve em mais uma rodada de conciliação/negociação com o governo do Estado que infelizmente repete sua imoral, ilegal e indecente proposta de não querer pagar a integralidade do Piso Salarial imediatamente, apresentando agora a pífia proposta de parcelamento em 12 meses.

A postura intransigente dos técnicos do governo faz remontar toda uma história de gestões dirigidas pelo PSDB que se norteiam pelo desprezo com as políticas sociais e com a desvalorização dos serviços públicos. Não podemos abrir mão de uma decisão da mais alta corte da magistratura deste país. O Piso Salarial é lei, sacramentada pelo STF, portanto, tem que ser cumprida.

Fica flagrante que a população paraense, particularmente aquela que depende do poder público para acessar os seus direitos básicos, não será contemplada em outras áreas sociais, pois o Governo omisso de Simão Jatene/Nilson Pinto usará o falso argumento de não ter recursos para investimento. Neste sentido, nossa principal tarefa no momento é reforçar nossa agenda de lutas, combatendo as medidas neoliberais do governo de contenção de gastos para a área social em detrimento das isenções fiscais que sangram os cofres públicos.
   
A educação pública em nosso estado é o retrato do abandono: ostentamos, em nível nacional, os mais baixos índices de aprovação, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, escolas em péssimas condições, mal iluminadas, mal ventiladas, com salas de aula superlotadas, muitas pelo interior sem as mínimas condições de higiene e salubridade, servidores desvalorizados, amargando um dos mais baixos salários do país e, evidentemente, desestimulados.

Entendendo que o governo Simão Jatene teimará na sua posição de não abrir os cofres do Estado para pagar o que nos deve, devemos seguir firmes na luta, mobilizados e organizados para defender nossas conquistas e direitos.

É importante ressaltar que o Governo do Estado, de forma irresponsável, põe em risco o ano letivo de 2011. Somam para isso a incapacidade da burocracia estatal de agilizar as intermináveis reformas e a incompetência e/ou omissão para nomear os concursados, para disciplinas fundamentais. Resultado dessa desastrosa posição do governo Jatene/Nilson Pinto é a falta de professores, particularmente, pelos municípios do interior o que por si só, já comprometeu o calendário letivo desde o seu início.

Somos favoráveis a um acordo que aponte para a resolução dos problemas elencados aqui, entretanto, é bom lembrar que já esperamos demais e não abrimos mão do piso salarial integral, da implantação efetiva do PCCR, do ressarcimento imediato das faltas executadas pelo governo e da base de cálculos utilizada pelo Estado ao longo dos anos, até agosto passado.

Finalmente, reafirmamos nossa luta em defesa da educação pública de qualidade e pela efetiva valorização profissional dos (as) trabalhadores (as) da educação, ao longo de sua história essas foram algumas das bandeiras que moveram nossa categoria, o SINTEPP, e fizeram avançar nossas conquistas e nossos sonhos. Este não é o primeiro governo autoritário que enfrentamos, sua primeira versão ficou marcada pela truculência no trato com os servidores estaduais, portanto, não nos intimidará, ao contrário é o oxigênio que revigora nossa, sempre viva, disposição de luta.

Do site do SINTEPP, acessem:

http://www.sintepp.org.br/v2011/noticias/index.php?id_noticia=46

Nenhum comentário: