quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DESEMPENHO NO ENEM 2009

Desempenho de algumas escolas de Ensino Médio de Belém no ENEM

ESCOLA

MÉDIA

ESFERA

CENTRO FED. DE EDUC. TEC. DA IFPA

661,18

FEDERAL

ESCOLA TEN. REGO BARROS

650,95

FEDERAL

ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

620,45

FEDERAL

E.E.E.F.M LOPES BARROSO

568,27

ESTADUAL

E.M.E.F. PROF. EIDORFE MOREIRA

559,64

MUNICIPAL

E.E.E.F.M RODRIGUES PINAGÉS

552,40

ESTADUAL

E.E.E.M. PROF. ORLANDO BITAR

546,48

ESTADUAL

E.E.E.F.M CORNÉLIO DE BARROS

545,95

ESTADUAL

E.E.E.M PEDRO AMAZONAS PEDROSO

540,46

ESTADUAL

E.E.E.F.M DAVID SALOMÃO MUFARREJ

539,19

ESTADUAL

E.E.E.F.M PRESIDENTE COSTA E SILVA

536,10

ESTADUAL

E.E.E.F.M LAURO SODRÉ

532,29

ESTADUAL

COLÉGIO ESTADUAL PAES DE CARVALHO

531,29

ESTADUAL

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ

529,18

ESTADUAL

Fonte: MEC/INEP - ENEM_2009

Diferença entre as DUAS escolas mais tradicionais do Pará e a 1ª. colocada:

CEPC -> IEEP : 2,11 // CEFET -> CEPC : 119,66 //CEFET -> IEEP : 129,77

Desempenho por área de avaliaçã entre as duas instituições de ensino:

Escola

Português

Matemática

Ciências da Humanidade

Ciências da Natureza

Média Objetiva

Média

Redação

CEPC

501,52

476,29

506,95

498,39

495,79

566,96

IEEP

493,05

464,34

483,70

473,03

478,54

581,45

Fonte: MEC/Inep – Enem 2009.

Observações:

É importante destacar o abismo existente entre a pontuação das três primeiras colocadas, que se situam num patamar muito próximo, e, as duas tradicionais escolas da capital, e, nesse ínterim, a média das demais colocadas, não se verificando, em suas discrepâncias, a mesma diferença entre as duas últimas, situada na ordem de 2,11 pontos a mais entre o CEPC e o IEEP.

As diferenças ali observadas que se situam dentro de uma média de variação muito próximas são reflexos do tipo de educação aplicada, baseada na baixa eficácia de metodologias descompassadas com o tempo e as mudanças do sistema, alem da falta de controle e seus instrumentos de avaliação eficazes a fim de corrigir erros no encontro de alternativas ante os objetivos e metas não alcançados no aprendizado dos alunos ao longo do ensino médio.

Na média geral das escolas públicas estaduais apresentam números lastimáveis, em que a diferença de aproximadamente 30 pontos entre a quarta e a última colocada, aqui listada, advém das variações entre as médias de redação, língua portuguesa e as disciplinas como: física, química, biologia e matemática, o que demonstra claramente a necessidade de implementação de projetos alternativos de reforço escolar nestas a fim de se obter as melhorias daqueles números, não deixando as demais áreas do conhecimento de fora na busca de melhoria de suas eficácias.

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